Transtorno Bipolar
O Transtorno Bipolar é uma condição que provoca mudanças extremas de humor, alternando episódios de depressão ou mania, com períodos de estabilidade. Durante a fase maníaca, o indivíduo pode sentir-se extremamente energético, com pensamentos acelerados e comportamentos impulsivos, como gastos excessivos ou envolvimento em atividades de risco. Já a fase depressiva é marcada por sentimentos de desespero e desmotivação.
O transtorno bipolar pode ser classificado em dois tipos principais: o Tipo I, com episódios maníacos completos, e o Tipo II, que inclui episódios de hipomania (um estado maníaco mais leve) e depressão.


Sintomas comuns
Episódios depressivos: tristeza, angústia, falta de energia, desânimo, falta de prazer, dificuldade para se concentrar, indecisão, pensamento lento e ideação suicida.
Episódios maníacos/hipomaníacos: euforia (alegria excessiva) ou irritabilidade, otimismo exagerado, autoestima aumentada, pensamento acelerado (“fala sem parar”), excesso de energia, dificuldade para se concentrar, redução da necessidade do sono e envolvimento em atividades de risco (como gastos excessivos, esportes perigosos, promiscuidade).
O tratamento do Transtorno Bipolar inclui o uso de medicamentos que podem variar, dependendo da fase da doença, entre estabilizadores de humor, antipsicóticos e antidepressivos, permitindo a estabilização do humor e a manutenção da doença em sua fase assintomática. Em casos graves, o tratamento pode incluir hospitalização para garantir a segurança do paciente.